
DICIONÁRIO DO MARKETING DIGITAL
03/02/2017
Configuração do Webmail no Android
22/10/2019Logo, logotipo, símbolo ou logomarca qual o correto?
Na verdade são 3 coisas distintas e 1 errada.
Antes de falarmos das diferenças vamos a história. O termo LOGO vem do Grego “LOGOS” que quer dizer PALAVRA OU SIGNIFICADO. Ele compõe o design gráfico juntamente com um símbolo ou marca que represente uma organização, pessoa, produto ou serviço, em resumo é a representação visual da MARCA.Exemplo:
Antes de falarmos das diferenças vamos a história. O termo LOGO vem do Grego “LOGOS” que quer dizer PALAVRA OU SIGNIFICADO. Ele compõe o design gráfico juntamente com um símbolo ou marca que represente uma organização, pessoa, produto ou serviço, em resumo é a representação visual da MARCA.Exemplo:


LOGOTIPO já e a junção das palavras LOGO + TIPO. Como falei anteriormente LOGO significa PALAVRA ou
SIGNIFICADO e TIPO que significa FIGURA, então LOGOTIPO é a união visual de letras com uma tipografia
ou letras desenhadas, que fara com que o público identifique a organização, pessoa, produto ou serviço.


Temos também o SÍMBOLO que pode compor um logotipo, ele pode ser abstrato ou figurativo e tem a função de
diferenciar uma marca das outras e torna-la única.

Figurativa

Abstrata
Então temos a união de todos, por exemplo:

Já LOGOMARCA que vem da união de LOGO do Grego e a palavra MARKA do Germânico que traduzindo para
o português é SIGNIFICADO, então ao falarmos logomarca estamos nos referindo ao SIGNIFICADO DO SIGNIFICADO”
que não tem sentido algum. Claro que isso é discutido dentro do marketing, mas é a forma incorreta de se referir a
representação gráfica da sua marca.
Esse post esclareceu sua dúvida? Comente e compartilhe.
Esse post esclareceu sua dúvida? Comente e compartilhe.